Como Se Aplica o Visagismo?

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
visagismo

O visagismo é uma técnica que visa valorizar a beleza e a personalidade de cada pessoa, através de um estudo das suas características físicas e psicológicas. O objetivo é criar uma imagem harmoniosa e autêntica, que expresse a essência e os objetivos de cada indivíduo.

Mas como se aplica o visagismo na prática? Quais são as etapas e os critérios que um profissional especializado deve seguir para realizar um trabalho de qualidade?

Neste artigo, vamos explicar como funciona o processo de aplicação do visagismo, desde a análise do cliente até a escolha dos recursos estéticos mais adequados.

visagismo

Análise do cliente

O primeiro passo para aplicar o visagismo é conhecer o cliente, tanto por fora quanto por dentro. Isso significa observar e avaliar os seus traços físicos, como o formato do rosto, a cor da pele, o tipo de cabelo, as proporções e as linhas faciais. Também significa entender a sua personalidade, os seus gostos, os seus valores, os seus desejos e as suas expectativas.

Para isso, o profissional pode usar diferentes ferramentas, como questionários, entrevistas, testes psicológicos e análises morfológicas. O importante é obter o máximo de informações possíveis sobre o cliente, para identificar o seu estilo, as suas necessidades e as suas potencialidades.

Definição do conceito de Visagismo

O segundo passo para aplicar o visagismo é definir o conceito que vai orientar a transformação da imagem do cliente. O conceito é a ideia central que resume a mensagem que o cliente quer transmitir com a sua aparência. Por exemplo, se o cliente quer passar uma imagem de confiança, poder e liderança, o conceito pode ser “autoridade”.

Para definir o conceito, o profissional pode se basear em teorias e metodologias que relacionam os aspectos físicos e psicológicos das pessoas. Uma das mais conhecidas é a dos arquétipos de Jung, que classifica as pessoas em quatro temperamentos básicos: sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico.

Cada temperamento tem uma beleza associada, que pode ser expressa por formas, cores, texturas e ângulos.

Escolha dos recursos estéticos no Visagismo

O terceiro passo para aplicar o visagismo é escolher os recursos estéticos que vão compor a nova imagem do cliente. Os recursos estéticos são os elementos que podem ser modificados ou acrescentados na aparência do cliente, como o corte e a cor do cabelo, a maquiagem, as sobrancelhas, os acessórios e as roupas.

A escolha dos recursos estéticos deve levar em conta o conceito definido anteriormente, bem como as características físicas e psicológicas do cliente. O objetivo é criar uma harmonia entre os elementos, respeitando a individualidade e a personalidade de cada um.

Para isso, o profissional pode usar técnicas específicas para cada recurso estético. Por exemplo, para escolher o corte de cabelo ideal para cada formato de rosto, para combinar as cores da maquiagem com a cor da pele, ou para desenhar as sobrancelhas de acordo com as linhas faciais.

visagismo

Perguntas Frequentes Sobre o Visagismo

O visagismo é uma técnica que desperta muita curiosidade e interesse nas pessoas que buscam melhorar a sua imagem pessoal. Por isso, separamos algumas perguntas frequentes sobre o assunto, para esclarecer as principais dúvidas e mitos sobre o visagismo.

O que é um visagista?

Um visagista é um profissional especializado em visagismo, ou seja, em criar uma imagem pessoal que valorize a beleza e a personalidade de cada cliente.

O visagista pode atuar em diversas áreas, como cabeleireiro, maquiador, esteticista, consultor de imagem, dentista, oftalmologista, entre outras. O visagista deve ter conhecimentos sobre anatomia, morfologia, psicologia, comunicação, estética e moda.

Como é feita a consulta com um visagista?

A consulta com um visagista é um processo personalizado e individualizado, que leva em conta as características físicas e psicológicas de cada cliente.

O visagista faz uma entrevista detalhada com o cliente, para conhecer os seus objetivos, as suas preferências, os seus valores e as suas expectativas. Em seguida, o visagista faz uma análise do rosto do cliente, identificando o seu formato, as suas proporções, as suas linhas e as suas cores.

Com base nessas informações, o visagista define um conceito que vai nortear a transformação da imagem do cliente.

Por fim, o visagista escolhe os recursos estéticos mais adequados para cada caso, como corte e cor de cabelo, maquiagem, sobrancelha, óculos, acessórios e roupas.

Quanto tempo dura uma consulta com um visagista?

visagismo

O tempo de uma consulta com um visagista pode variar de acordo com a complexidade do caso e a disponibilidade do cliente. Em média, uma consulta pode durar entre uma hora e meia e duas horas.

Quanto custa uma consulta com um visagista?

O valor de uma consulta com um visagista depende de vários fatores, como a experiência do profissional, a região onde ele atua, os serviços oferecidos e a demanda do mercado.

Não há um preço fixo ou tabelado para o visagismo. Cada profissional pode cobrar de acordo com o seu critério e a sua realidade.

No entanto, é importante pesquisar bem antes de contratar um visagista, para garantir a qualidade do serviço e evitar surpresas desagradáveis.

O que é preciso para se tornar um visagista?

Para se tornar um visagista, é preciso ter interesse pela área da beleza e da imagem pessoal, além de gostar de lidar com pessoas.

Também é preciso ter formação específica em visagismo, que pode ser obtida através de cursos livres ou de pós-graduação. Além disso, é preciso se atualizar constantemente sobre as tendências e as novidades do mercado.

Considerações Finais sobre o Visagismo

O visagismo é uma técnica que pode trazer muitos benefícios para quem deseja melhorar a sua imagem pessoal e se sentir mais confiante e satisfeito consigo mesmo.

Porém, essa técnica não se limita a mudar o visual externo das pessoas, mas sim a revelar a sua essência e a sua personalidade através da sua aparência.

Para isso, é preciso contar com o auxílio de um profissional qualificado e capacitado em visagismo, que saiba analisar as características individuais de cada cliente e criar uma imagem harmoniosa e autêntica.

Este foi o artigo sobre como se aplica o visagismo. Espero que você tenha gostado e aprendido mais sobre esse assunto fascinante.

Torne-se um Visagista e conquiste uma Renda Extra!

Já pensou em atuar como Visagista nas horas vagas e ter uma renda extra de R$ 12 mil por mês ?

mercado da beleza e estética no Brasil é um dos melhores e maiores para se atuar.

Com a pandemia da Covid-19 muitos negócios e profissionais tiveram que se reinventar e recorrer ao mundo digital e, com isso, a busca por profissionais ligados à imagem pessoal cresceu muito.

Afinal de contas, “imagem” é tudo na Internet.

Com isso, a procura por visagistas (que é o profissional capaz de personalizar a imagem de uma pessoa) aumentou na mesma proporção, abrindo uma excelente oportunidade para quem deseja fazer uma renda extra com consultorias nesta área.

E o melhor de tudo é a facilidade de aprender esta nova profissão: basta um curso online, pela internet mesmo, através de seu celular, tablete ou computador.

Veja só esta matéria que saiu no portal do R7:

materia R7 visagismo profissao em alta

E esta que saiu no Portal dos Famosos:

materia portal famosos cresce procura por visagistas no brasil

E mais esta que saiu no Observatório dos Famosos:

matéria observatório dos famosos a importância da imagem neste mundo cada vez mais digital

Não fique aí parado, Torne-se um Visagista agora mesmo!

Veja as vantagens da profissão:

curso de visagismo vantagensPossibilita Ganhos de R$ 12 mil mensais ou mais trabalhando nas horas vagas!

curso de visagismo vantagensMercado de Trabalho aquecido: com a Covid a demanda por este profissional cresceu muito.

curso de visagismo vantagensPossibilita trabalhar nas horas vagas!

curso de visagismo vantagensVocê conquista uma nova profissão em poucas horas.

Clique no botão abaixo e conquiste uma Renda Extra como Visagista.

quero renda extra como visagista

Seja avisado sempre que postarmos novos Artigos aqui no Blog, além de Dicas e Promoções de nossos Cursos. (é Grátis!)

100% livre de spam. Fique tranquilo.

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn